As empresas sempre sofrem com a demanda. É preciso fomentar demanda, encontrar mercados e além disso - a gestão logística precisa cumprir a demanda! Se seus produtos não forem entregues para seus clientes no prazo correto, todo o trabalho do setor de marketing e dos fabricantes foi em vão.
Leia agora este artigo e descubra 6 passos baseados em Martin Christopher, professor britânico de logística e marketing para sincronizar a oferta e demanda na gestão logística
Descubra:
- Como diminuir o lead time
- Como estimar com precisão a demanda real dos seus clientes
- Os benefícios dos métodos VMI e CPFR para a entrega de cargas
- E mais!
#1 Diminua o lead time
O lead time é um problema para as empresas pois o consumidor deseja entregas rápidas. Com a ascensão do e-commerce e de empresas como a Amazon, as entregas rápidas tornaram-se um requisito para qualquer empresa que deseja ser competitivo. Essa regra é extremamente válida para o B2C, mas para o B2B dependendo do produto ofertado, os lead times compridos são tolerados. De qualquer forma, diminuir o lead time deve ser uma prioridade na sua empresa pois estimativas de demanda costumam ser erradas - isso causa excesso de produtos no armazém ou um desfalque em produtos para todos seus clientes.
Como diminuir o lead time
Existem diversas formas de encurtar o prazo de entrega para o cliente. Confira algumas abaixo:
- Diminuir a distância geográfica entre a fábrica e os fornecedores
- Adotar o cross docking
- 5 soluções para economizar tempo na logística
- Obter maior visibilidade da demanda com antecedência
Vamos falar sobre como melhorar a visibilidade da demanda no próximo item.
#2 Melhore a visibilidade da demanda
A maioria das empresas não consegue medir com precisão a demanda real de seus produtos. A maioria precisa de armazéns e estimativas - o que são opções caras e suscetíveis a erros. A forma mais precisa de medir a demanda é saber as necessidades de cada cliente. Imagine por exemplo uma granja de ovos. Um dos seus clientes é o José. Ele é pai solteiro de 3 filhas e sua família come 4 ovos por dia. Logo, uma dúzia a cada 3 dias. José pede a entrega em domicílio dos ovos e não se importa de receber todos os ovos em apenas uma entrega mensal. Logo, a granja entrega 10 dúzias no primeiro dia de cada mês e economiza com apenas uma entrega em vez de 10. Como você saberia se o José quer 10 dúzias mensais? Nesse caso bastava perguntar na hora de fechar contrato! O mesmo se aplica para outros tipos de produto - as vezes o cliente já sabe o que precisa de antemão e isso ajuda sua gestão logística.
Como obter mais informações sobre a demanda dos clientes
As informações da demanda do cliente podem ser imaginadas como um iceberg segundo Christopher (2010):
Quando o cliente faz o pedido, a demanda se torna óbvia. Porém antes disso, há um consumo contínuo dos seus produtos que após certo tempo, torna-se uma demanda. A ideia é entender a demanda dos clientes como um fluxo construtivo com sinais identificáveis. Assim, fica mais fácil calcular a demanda do que imaginá-lo como um desejo que “vem do além”. Outro exemplo: um cliente usa 10 parafusos por dia, mas apenas faz compras intermitentes como de 100, 200 ou de 400 parafusos. Para a empresa fica parecendo que o cliente tem uma demanda oscilante, mas na verdade a demanda é sempre igual - o que flutua é a compra dos parafusos. Se a empresa formalizar a entrega em lotes mensais de 300 parafusos, isso diminuiria os custos logísticos. A internet é um grande aliado para obter essas informações. Você pode aplicar questionários para saber a demanda mensal dos clientes e oferecer descontos por “kits mensais” de entrega. Outra opção para o varejo é o método do inbound marketing, que divide em “etapas de funil” o interesse do cliente em seus produtos. Conforme o cliente avança no funil, mas próximo está de realizar um pedido.
#3 Encontre o “ponto de apoio” da sua cadeia de suprimentos
A cadeia de suprimentos precisa sempre equilibrar a demanda com o fornecimento de bens. Isso pode ser ilustrado pela figura da alavanca com um ponto de apoio:
Aqui, a cadeia de suprimentos está em equilíbrio.O problema é que a maioria das cadeias de suprimentos são assim:
Nesse caso, o ponto de apoio está longe da Demanda e pertinho do Inventário e Capacidade. Isso significa que responder a demanda depende de estimativas de longo prazo e muito "Inventório" e "Capacidade".Resumindo, falta visibilidade da "Demanda". Caso a empresa saiba com clareza a demanda dos seus clientes, fica mais fácil produzir bens na medida certa e não perder dinheiro com estoques.
#4 Faça estimativas para capacidade, mas fabrique sob demanda
Já que estimar a demanda por produtos é uma incerteza, é melhor estimar a capacidade necessária. Assim, com um estoque de materiais estratégicos, a empresa consegue fabricar sob demanda com menos custo. Essa estratégia é seguida pela Zara, que estima a quantidade de tecido necessária. Assim que se sabe da demanda, as oficinas de costura fabricam peças específicas de roupa. Logo, a Zara tem um estoque de tecidos, não de roupas prontas. Essa estratégia pode ser seguida por diversas empresas. Uma fabricante de notebooks pode por exemplo estimar a "capacidade" de placas mãe e não de modelos específicos.