Uma das melhores formas de acompanhar o desempenho das operações de coleta e entrega é por meio de um indicador logístico, mais especificamente OTIF (On-Time In-Full). Esse medidor indica se determinado produto foi entregue no prazo e cumpriu as exigências do cliente.
Apesar de parecer simples, esse indicador é bem completo e crucial para que a equipe de logística compreenda o nível de satisfação em todas as etapas do processo de entrega. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo a seguir!
O que são KPIs logísticos?
Em uma tradução livre, KPI (Key Performance Indicators) significa Indicadores-Chave de Performance.
Tratam-se de ferramentas utilizadas para acompanhar os resultados das operações, auxiliando o gestor do time e detectar problemas que possam impedir o alcance dos objetivos.
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O que é OTIF?
Conforme indicamos inicialmente, a sigla representa o termo On-Time In-Full, bastante usado para monitorar a qualidade das entregas dos produtos.
O intuito é sempre elevar a satisfação dos clientes em relação os serviços e produtos oferecidos pela empresa:
- On-Time: relacionado ao prazo de entrega e local de destino, previamente acertado com o cliente;
- In-Full: indica que os itens devem ser enviados dentro das exigências estabelecidas pelo consumidor no momento da compra (quantidades, qualidade, dimensões etc.).
Para que serve o OTIF?
Na logística, esse indicador é a ferramenta ideal para atingir a desejada “entrega perfeita”.
Explicando de outro modo, trata-se de uma entrega feita dentro do prazo e que atende exatamente o que o cliente pediu no momento da compra.
Quando esses critérios são atendidos com frequência, as chances da empresa conseguir fidelizar determinado consumidor aumenta consideravelmente.
Outra forma de atingir o ideal de "entrega perfeita" é investir em funcionalidades que sejam assertivas de como medir o real nível de satisfação do seu cliente, com a ferramenta correta como a pesquisa de satisfação da Fretefy é possível aumentar ainda mais o indicador OTIF e proporcionar uma excelente experiência para seu cliente.
Como calcular e implantar o OTIF?
Para implementar e utilizar esse KPI, é importante entender que seus elementos devem ser acompanhados separadamente — On-Time X In-Full. Na prática, funciona da seguinte forma:
- On-Time de 0,95: cerca de 95% das entregas são feitas dentro do prazo;
- In-Full de 0,90: cerca de 90% das entregas seguem as especificações.
Com base nesses dados, podemos calcular o percentual de “pedidos perfeitos” entregues aos consumidores, que será de: OTIF = 0,95 x 0,90 = 0,855 = 85,50%.
Quanto à implementação, você deve estipular qual metodologia será usada nas análises. A partir dela, defina quais serão os dados coletados, o período de apuração das informações, as técnicas adequadas para criar o indicador e outros pontos.
Depois disso, é necessário gerar relatórios da performance das transportadoras. Nesse documento, deve constar informações ligadas às entregas e ocorrências, como avarias, extravios, perdas e troca de pedidos.
Por que você deve acompanhar esse KPI?
Com o acompanhamento desse indicador, é possível ter uma visão mais ampla das operações internas:
- qualidade dos serviços de entregas;
- índice de retrabalho;
- necessidade de aplicar a logística reversa;
- nível do serviço oferecido pelas transportadoras;
- grau de insatisfação dos consumidores.
De modo geral, com somente um KPI, a empresa pode avaliar toda uma operação logística, que inclui a separação de mercadorias até a etapa das entregas.
Portanto, deixar de monitorar esse indicador pode representar uma operação ineficiente, que se manterá dessa maneira. Afinal, o negócio não possui os dados necessários para identificar falhas e aplicar melhorias.
Confira os pontos essenciais na implementação desse importante KPI.