Você sabe porque a logística de entrega vem ganhando cada vez mais importância? A logística de entrega, ou de transporte, é uma área na logística com o objetivo de realizar entregas com o menor custo, de maneira ágil e com segurança.
Com a logística de entrega é possível reduzir diversos tipos de problemas na separação e transporte de mercadorias, minimizando os gastos e aumentando a satisfação do cliente. Suas etapas incluem desde a identificação da forma de transporte adequada até a confirmação de entrega pelos clientes. Ao otimizar essas atividades, a empresa consegue entregar a quantidade de produtos exata, na data combinada e sem avarias para seus clientes.
A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é o conjunto de atividades que envolvem a produção, armazenamento e transporte de produtos.
Nessa cadeia, o setor de transporte é o que está tendo maior destaque, pelo fato de estar acontecendo mudanças estruturais nos hábitos dos consumidores, especialmente após a pandemia do Covid-19.
Agora, o consumidor exige maior rapidez na entrega, sendo esse um grande diferencial competitivo. Pressionado, o varejo cobra da indústria e dos atacadistas uma agilidade ainda maior. No exterior, já é comum o same day delivery, ou seja, a entrega das mercadorias para o varejista no mesmo dia do pedido. Aqui no Brasil isso acontece nas grandes cidades, mas essa prática tende a se espalhar.
Como funciona a logística de entrega
Para ganhar em agilidade, eficiência, segurança e reduzir custos, a indústria, atacado (centros de distribuição) e transportadoras devem estar preparadas para adotarem boas práticas na gestão de entregas, que engloba os procedimentos certos no transporte e movimentação de produtos e mercadorias.
Quando feita de maneira correta, a logística de entregas permite que seja enviada a quantidade exata de produtos aos lugares certos e na hora exata. Para isso funcionar, será necessário adotar alguns procedimentos como o controle do estoque, verificação da qualidade dos produtos, planejamento de rotas, criação de mapas de rotas, treinamento da equipe e outros.
Além disso, a adoção da logística de entrega também significa melhorar os procedimentos de gestão como o transporte de entrada e de saída; gestão de frota; armazenagem; manuseio de materiais; separação de pedidos; gestão de inventário; planejamento de demanda, etc.