Um dos maiores desafios do profissional da área é a redução de custos logísticos, acreditem se quiser, mas não é apenas o valor do diesel que impacta a sua conta frete e demais gastos da sua operação, existem diversos fatores chocantes que talvez você não esteja vendo, ou neste momento você ainda não identificou como uma prioridade.
Mas posso dizer com autoridade que cada movimento dentro do setor pode trazer uma economia ou uma despesa à mais, por isso, preparamos 5 tópicos que podem te ajudar a enxergar onde e como você pode ter sucesso neste desafio com a ajuda da tecnologia.
1. Sistemas específicos e integrados com a logística
Se olharmos como um todo, grande parte das empresas ainda não estão inseridas na logística 4.0, este nicho segue utilizando planilhas para gerar relatórios e acompanhar o seu setor, mas será que essa é a melhor opção?
Posso dizer que não, existem diversos TMS, ERP e WMS que vem justamente com o intuito de transformar o seu trabalho mais assertivo, ou seja, as informações estão consolidadas dentro do sistema, os relatórios e dashboard estão prontos, os cálculos no papel de pão ficaram no passado, e se a sua empresa não a atualizar também ficará junto com eles, essas soluções facilitam a sua tomada de decisão.
2. Redução de horas extras
Já parou para calcular a quantidade de horas que o seu funcionário faz durante o mês e o quanto este valor poderia se reverter em outros investimentos internos, como infraestrutura ou até mesmo qualificação dos seus colaboradores?
Quando temos softwares integrados a otimização das informações operacionais aumentam e como consequência o esforço da sua equipe diminuem, é matemática básica, quanto % custo horas você poderia reduzir se conter a base em um único sistema, sem precisar parar os seus funcionários para fazer e refazer cálculos, ou ficar até mais tarde para finalizar aquele relatório que ainda não foi concluído.