O gerenciamento de supply chain - cadeia de abastecimento - é um campo complexo e com muitas variáveis. Ao longo da cadeia, dezenas de operações se desdobram e acontecem simultaneamente. E é crucial que os gestores as agilizem. E hoje temos falado muito sobre a Internet das Coisas e mesmo a Inteligência Artificial. Mas como se relacionam com supply chain? Inicialmente, tratemos de algumas definições e conceitos.
A IoT (Internet of Things – Internet das Coisas em português) é uma plataforma tecnológica revolucionária que combina diferentes dispositivos e pode ter seu uso aplicado em todos os segmentos de mercado, incluindo varejo, transporte, manufatura, finanças, saúde e energia, em diferentes partes e funções da cadeia.
O Potencial da Internet das Coisas
A Internet das Coisas apresenta um potencial fantástico principalmente em Supply Chain. Aplicativos de gestão, previsão e supervisão ajudam os gestores a melhorar a eficiência operacional e adicionar muito mais transparência à tomada de decisões. De alguma forma, todas as áreas da cadeia de suprimentos podem ser melhoradas com a Internet das Coisas. Embora a Inteligência Artificial não seja recente, a evolução tecnológica criou maiores possibilidades para que ela pudesse estar mais presente e atender as necessidades de negócios mais eficientemente.
Aplicações em Supply Chain
As aplicações em supply chain passaram a ter uma amplitude maior e consistente baseada em algoritmos que demandam tecnologias e conexões mais avançadas. E em tempo real. A automação de linhas de produção ou em áreas específicas da logística passou a ser uma realidade. Robótica nos centros de distribuição para movimentar produtos evidencia a aplicação tecnológica principalmente nos grandes varejos ou bens de consumo.