O On Time Delivery, ou simplesmente OTD, é um indicador que mede a eficiência dos prazos de entrega do produto, frente ao que foi prometido ao cliente. Uma porcentagem acima de 90% representa o valor ideal a ser seguido.
Se você não sabe como funciona esse indicador e como chegar a essa porcentagem, não se preocupe, pois nós vamos ensinar tudo por aqui.
Seguir o prazo de entrega é um desafio para as empresas, principalmente, ao considerarmos que a logística é uma área extremamente complexa, influenciada por vários fatores internos e externos.
Por outro lado, as empresas que conseguem otimizar esse prazo e realizar uma entrega rápida e sem atrasos se destacam frente à concorrência e ganham a confiança dos clientes.
Confira mais informações sobre o OTD a seguir!
O que é OTD (On Time Delivery)?
O On Time Delivery (OTD) é um indicador muito importante para qualquer empresa de produtos, pois ele mede a eficiência das entregas quando se trata de prazo. Basicamente é a relação entre entregas totais versus entregas realizadas no prazo.
A métrica revela o cumprimento de pedidos entregues no prazo para o cliente e, por isso, tem tudo a ver com o quanto a sua empresa é confiável aos olhos do consumidor.
O resultado desse indicador chave de desempenho (KPI) permite identificar a existência de problemas com o transporte e com a pontualidade da logística.
Qual a importância dos indicadores de performance para a sua empresa?
Existem diversas formas de analisar o desempenho de uma empresa, uma delas é por meio dos KPIs, que nada mais são do que indicadores quantitativos, por meio dos quais é possível acompanhar o desempenho de diferentes estratégias de uma empresa.
Eles oferecem dados reais e informações úteis, que trazem conhecimento para o gestor tomar decisões mais acertadas.
Os KPIs permitem que as empresas identifiquem áreas que podem precisar de melhorias ou ajustes, bem como sucessos que podem ser usados como alavanca ao explorar novas oportunidades.
Eles também fornecem informações sobre quais estratégias são mais eficazes, permitindo que as empresas concentrem seus recursos na direção certa e estabeleçam objetivos apropriados com resultados alcançáveis.
Qual a importância de acompanhar esse indicador?
O On Time Delivery, especificamente, permite analisar o quanto você cumpre a sua promessa frente ao cliente.
Isso porque quando ele realiza uma compra por um e-commerce, recebe um prazo de entrega. É como se fosse um acordo entre cliente e fornecedor.
Quando a sua empresa atrasa uma entrega, ela está traindo a confiança do consumidor. Imagine que você comprou um tênis que você queria muito pela internet, por exemplo.
A empresa informou que o prazo de entrega seria dentro de 4 dias, mas o tênis chegou apenas no quinto dia.
Em outro cenário, imagine que a empresa informou um prazo de 5 dias, mas o tênis chegou no quarto.
No segundo cenário, a empresa entregou dentro do prazo e ainda surpreendeu positivamente o cliente, aumentando chances de ele ficar feliz com a entrega e dele fazer um novo pedido com a loja.
Faz toda a diferença, concorda?