Você costuma utilizar indicadores logísticos de desempenho para monitorar seu sistema de gestão de transporte? Se ainda não utiliza, está atrasado!
Principalmente com o crescimento do comércio online a gestão logística necessita de informações em tempo real, para isso as tecnologias estão avançando rapidamente e sua empresa precisa acompanhar esse avanço.
Neste texto iremos enfatizar como os principais indicadores de desempenho logístico são tão importantes no cenário atual e como eles podem impactar a gestão logística da sua empresa. Acompanhe!
O que são indicadores de desempenho logísticos?
Conhecido também como KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores logísticos são ferramentas de gestão usadas para mensurar os resultados de alguns processos.
Este parâmetro oferece ao gestor informações para tomar melhores decisões e realizar planejamentos estratégicos.
Os Indicadores Chave de Performance são muito conhecidos no meio logístico e são essenciais para uma gestão logística de sucesso.
São esses indicadores que fazem a vida do analista de logística ser menos exaustiva e desgastante, eles permitem monitorar diversos processos logísticos ao mesmo tempo, tornando a gestão logística mais eficiente e assertiva.
Os indicadores de desempenho logístico tornam-se a resolução de muitos problemas envolvendo processos operacionais logísticos, os KPIs logísticos têm como principal função fornecer dados corretos, em tempo real e de forma rápida.
É claro que cada empresa adequa seus indicadores de desempenho da forma que considera mais interessante para sua operação, o que faz com que fiquem personalizados conforme sua gestão, falaremos mais sobre isso a seguir.
A importância dos indicadores de performance na logística
A área de logística é uma das mais importantes dentro de uma empresa, sendo que os seus resultados impactam diretamente todos os processos da empresa, como lucro e satisfação do cliente.
Muitas pessoas ainda não têm uma noção exata sobre a importância dos indicadores logísticos no transporte de cargas.
Podemos dizer que é como um quebra-cabeça onde cada pecinha depende da outra para completar o desenho, na logística é a mesma coisa.
Quando você tem informações precisas e em tempo real, suas decisões são automaticamente mais assertivas e inteligentes, tornando a tomada de decisões algo mais “fácil” para o gestor.
Isso que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado ao cliente, elevando o nível de serviço e consequentemente fidelizando o cliente para futuras oportunidades, tudo isso torna-se um ciclo onde uma coisa leva a outra.
Além de todos os fatores identificados acima, não podemos deixar de citar os excelentes resultados que a empresa pode atingir usando os KPI’s como instrumento de trabalho.
São eles a maior produtividade, otimização de tempo dos profissionais que podem se dedicar a estratégias de planejamento, e claro a redução dos custos logísticos.
É importante saber que os indicadores de desempenho logístico podem ser utilizados em várias empresas independente do segmento em que atuam.
Principais indicadores de desempenho logístico usados no transporte de cargas
Conforme citamos anteriormente, cada empresa pode personalizar seus indicadores de desempenho de acordo com o que for mais relevante e também escolher quais irão aparecer em seus painéis.
A seguir iremos ressaltar alguns dos principais indicadores logísticos;
Esses são apenas alguns dos kpis logísticos, porém existem muitos outros que podem auxiliar sua gestão.
Nível de serviço de entregas
Este indicador tem como objetivo medir o cumprimento e desempenho dos prazos de entrega de mercadorias.
O desempenho logístico deve levar em conta o momento em que o caminhão foi liberado para realizar o serviço e o tempo que a carga demorou para ser entregue ao destino final.
Com este indicador, é possível identificar possíveis falhas e desafios no transporte de cargas e entender o que está causando os atrasos.
Por exemplo, o KPI percebeu que os trajetos da região X costumam atrasar. Isso pode estar acontecendo por conta da má qualidade de alguma via naquele percurso e o problema pode ser resolvido ao roteirizar a rota e mudar o trajeto.
Tempo do ciclo de pedido
O segundo KPI logístico calcula todo o tempo em que um pedido leva para ser concluído, desde quando ele é solicitado até o momento da entrega ao cliente.
Este cálculo é importante para acompanhar todo o processo e encontrar possíveis gargalos na operação. Nem sempre os atrasos na entrega acontecem por conta do transporte, por exemplo.
O responsável pode ser algum problema no estoque, documentação ou atendimento ao cliente. Com a avaliação do desempenho deste indicador, o gestor consegue identificar em que momento se encontra o obstáculo e criar ações para minimizar o problema.
Índice de ocorrências
Sempre que alguma situação que não foi planejada acontece é necessário registrar uma ocorrência. O evento pode ser um roubo na carga, uma devolução de mercadoria, troca de produto e mais.
As ocorrências impactam diretamente no lucro e produtividade da transportadora.
Ao ter um indicador que mede seu desempenho, o gestor consegue ter controle de quanto tempo e dinheiro está sendo gasto com estas situações e então criar um planejamento para acabar com estes eventos.
Percentual de cargas rastreáveis
O objetivo deste KPI é calcular a razão entre o número de cargas que podem ser rastreadas pela quantidade de mercadorias que foram enviadas em um determinado período.
O indicador busca compreender como está o grau de automatização do transporte de carga e até que ponto as suas informações são seguras e confiáveis.
Por exemplo: em um período de 30 dias, apenas 30% das cargas foram rastreadas. Neste caso, é difícil confiar na análise total do serviço, já que não houve um monitoramento sobre os outros 70%.
Graças a tecnologia, a Fretefy possui uma solução para que 100% das suas cargas possuam tracking por um preço justo pelo retorno de investimento.