O rastreio inteligente é uma expressão cada vez mais comum e popular entre as logísticas. Na prática, este novo tipo de rateio não se limita apenas à localização do objetivo, mas traz informações mais pertinentes de acordo com o tipo de pacote.
A exemplo, podemos considerar a distribuição das vacinas. Nos primeiros meses de vacinação, houve uma preocupação em relação à temperatura das doses visto que cada tipo de ampola requer uma temperatura em específico. Assim, a logística se mostrou mais uma vez indispensável e trouxe soluções para acompanhar os graus de cada remessa em tempo real.
Felizmente, hoje esse exemplo não se limita apenas às doses de vacina. Pelo contrário, todo negócio que dependa de informações mais precisas e em tempo real de pacotes pode contar com essa solução logística sem ter que criar algo do zero.
Hoje, nós da Fretefy explicamos o que é o rastreio inteligente, como ele funciona e os passos necessários para implementá-lo na sua logística!
O que é rastreio inteligente?
O rastreio inteligente é uma tecnologia que busca o rastreamento e o monitoramento de pacotes em tempo real, acompanhando informações de localização, de temperatura e do nível de umidade. Tudo isso através de etiquetas, rótulos e dispositivos de rastreamento sem fio.
Hoje há diferentes tecnologias de comunicação sem fio que focam no acompanhamento de pacotes em pequenas e grandes distâncias. Muitas vezes, essas soluções podem ser utilizadas nos pacotes tanto internamente quanto externamente. Na prática, tudo depende da ocasião.
O rastreamento inteligente é uma tendência logística e deve se manter assim até a sua viabilidade ficar de acordo com a digitalização de processos da cadeia logística. No entanto, entre as empresas que já utilizam esse serviço, a principal vantagem é a localização praticamente onipresente do pacote.
O monitoramento definitivo auxilia no acompanhamento de mercadorias mais valiosas e ao mesmo tempo aumenta a celeridade dos processos logísticos, que respondem aos erros com mais agilidade.
Segundo o levantamento Asset Tracking, da Mordor Intelligence, empresa americana referência em pesquisa e consultoria empresarial, o mercado de rastreamento inteligente está avaliado em 17,14 bilhões de dólares em 2020 e até 2026 pode alcançar 34,82 bilhões de dólares.
Como implantar o rastreio inteligente na minha logística?
Utilizar o rastreamento inteligente na empresa logística é uma tarefa complexa, que conta com desafios a serem superados.
Atualmente, há diferentes tecnologias e sistemas voltados ao acompanhamento em tempo real de diferentes pacotes. Como explicamos mais acima, as tecnologias não se limitam apenas à localização, mas consideram informações de umidade, temperatura e demais fatores que possam ser úteis à logística e ao cliente.
Deste modo, um dos desafios é compor o uso correto da tecnologia de rastreamento inteligente com a sua necessidade.
Anteriormente, citamos o exemplo do transporte de vacinas, que requerem uma temperatura bastante controlada. Por outro lado, o rastreamento de estoque em armazéns não depende do controle de temperatura, mas sim do alcance das rotas a serem realizadas, afinal as empresas logísticas podem realizar viagens a nível municipal, estadual, nacional e até mesmo intercontinental.
Para entender melhor, veja o que você precisa considerar para implantar o rastreio inteligente na sua logística!
1. Considere o alcance
O alcance diz respeito ao limite até a informação pode ser enviada e hoje há diferentes tecnologias de curto e longo alcance para envio de informações. Assim como o alcance varia, o custo por determinado canal também depende.
2. Avalie o consumo de energia
O envio da informação gera um pequeno custo de energia. Isso significa que o pacote não pode ser tão simples e deve oferecer o valor energético necessário para envio dos dados sobre o pacote. Inclusive, quanto mais informações forem enviadas, maior é o custo energético.
3. Faça análises de custos
Assim como qualquer nova implementação, há custos que envolvem a implementação do rastreio inteligente. As novas despesas incluem sistemas que recebem as informações dos pacotes, o uso de embalagens personalizadas e a taxa de envio dos dados, sendo este último o valor da comunicação por enviar os dados à empresa logística.
4. Busque um nível de precisão
As tecnologias de rastreamento inteligente possuem características próprias e isso se reflete em diferentes níveis de precisão. Portanto, você precisa considerar a própria necessidade e entender qual o nível de precisão é o ideal para o seu processo.
5. Considere a frequência de rastreamento
A frequência de rastreamento é um fator indispensável antes de implantar rastreamento inteligente na sua logística. Isso porque a quantidade de uso diz respeito ao consumo de energia e também à disposição de cada tecnologia.
Para entregas de longas distância, por exemplo, a frequência pode ser mais baixa a fim de evitar o consumo desnecessário, já entregas mais curtas entre destinatários B2C a atualização em tempo real pode ser um diferencial competitivo interessante.