As ferramentas tecnológicas, software de logística, são ótimas aliadas na gestão de qualquer empresa. Isso porque, organizações que utilizam poucas tecnologias — ou usam ferramentas obsoletas — perdem potencial competitivo no mercado.
Nesse contexto, o setor de logística precisa ter uma administração bem estruturada e eficiente, a fim de evitar desperdícios, atraso nas entregas, danos em produtos mal estocados e outros problemas.
Acompanhe o conteúdo a seguir para entender a importância dos softwares de gestão para esse segmento, e quais são os melhores!
O que é um software de logística?
Softwares de logística são ferramentas tecnológicas, que oferecem recursos para otimizar os processos de empresas desse setor.
A partir disso, é possível direcionar melhor os recursos para compra de materiais, venda de produtos e serviços, aprimorar a estocagem, fazer a expedição de mercadorias, organizar comissões, faturamento e outras atividades.
Automatizar todos esses processos é uma estratégia para melhorar os resultados, monitorar operações com mais eficiência e controlar o orçamento do negócio com um planejamento bem executado.
Quais são os softwares de logística?
Os gestores de logística precisam enfrentar desafios diários em sua rotina. Felizmente, existem ferramentas que prometem descomplicar as tarefas do segmento. Confira alguns softwares de otimização para a logística de sua empresa:
TMS (Sistema de Gestão de Transporte)
Um sistema de gerenciamento de transportes é um software dedicado ao gerenciamento do negócio de transporte, despacho, entregas, rastreio de cargas, faturas e outros detalhes.
O TMS tem as funções básicas para controlar o processo logístico da empresa e pode ser customizado.
A sua divisão modular adapta-se às necessidades do negócio, incluindo a emissão de documentos necessários ao transporte de mercadorias.
Sistema de roteirização
Investir em um sistema de roteirização pode reduzir custos logísticos, pois aplica inteligência na escolha da melhor rota.
Os sistemas de roteamento podem prever horários de chegada e partida, restrições de tráfego, estradas preferidas, número de curvas, semáforos ou interseções ao longo do caminho, horários de tráfego mais seguros no trajeto, previsões do tempo e muito mais.
WMS (Sistema de Gestão de Armazéns)
Um WMS é um sistema de gerenciamento de armazém que gerencia a cadeia de suprimentos, incluindo vendas, espaço usado no armazém e controle de estoque.
A tecnologia permite a circulação em tempo real de informações sobre o fluxo de mercadorias e a otimização de armazéns e centros de distribuição.
Normalmente, o sistema está conectado a leitores de código de barras, dispositivos móveis e uma rede interna que alimenta o banco de dados.
ERP (Sistema de Gestão Empresarial)
O planejamento de recursos empresariais (ERP) é um sistema de gerenciamento de negócios que automatiza e simplifica os processos de negócios.
Além de agilizar processos, reduzir erros e liberar as pessoas para focar em atividades mais estratégicas, o ERP organiza e armazena os dados da empresa, facilitando o fluxo de informações entre as regiões.
Dessa forma, a gestão pode alinhar requisitos, agilizar a comunicação e centralizar os dados operacionais.
Com o ERP, ao invés de ter um software para cada atividade, as empresas centralizam todo o processo de forma organizada, inteligente e de fácil acesso.
O software de gestão empresarial amplia a visibilidade geral e funciona como um integrador de atividades.
Numa indústria tão dinâmica e com tantas exigências, a implementação deste software de gestão logística melhora o controle de dados, o ritmo de trabalho, a confiança e claro os resultados.
O que é um sistema de WMS?
Como você viu mais acima, o WMS é um tipo de software de logística. A sigla representa o termo em inglês Warehouse Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Armazém.
Normalmente, são ferramentas criadas para auxiliar na gestão, otimização e automatização das tarefas logísticas, especialmente nos depósitos, armazéns e estoque. É com ela que a organização consegue rastrear o produto desde o envio até a chegada ao destinatário.
Qual a diferença entre o SAP e WMS?
Não existe diferença entre esses sistemas. Na realidade, o SAP é um tipo de sistema de gestão com funcionalidades do WMS.
Dessa maneira, ele apresenta recursos para a análise de dados em tempo real, gestão de custos e segurança no compartilhamento de informações.
Qual a importância do sistema para a logística?
Quando falamos em automatizar processos no setor de logística, nos referimos a simplificar tarefas, agilizar processos e aprimorar as operações e entregas do negócio.
Para entender melhor sua importância, vamos a um exemplo prático: imagine que seu empreendimento gerencia pedidos o dia inteiro. Para isso, a equipe precisa utilizar diversas planilhas para organizar as demandas.
Em muitos casos, os profissionais terão que replicar as informações de uma planilha para outra, manualmente.
Com um software de gestão, todo esse trabalho seria realizado de forma automática, liberando os colaboradores para se concentrarem nas tarefas essenciais para a empresa. Assim, evita-se retrabalhos e a companhia economiza tempo.
Quais as vantagens e desvantagens de programas de softwares na logística?
Antes de tudo, vamos direto ao ponto: não existem desvantagens em utilizar um software de logística para organizar os processos empresariais. Por outro lado, as vantagens são inúmeras para a saúde e crescimento do empreendimento. Entre elas, destacamos:
- mais agilidade na troca de dados;
- mais organização nos processos logísticos;
- economia nos custos e otimização dos recursos;
- maior acessibilidade para as informações do negócio.
Por que usar um software para melhorar a gestão e otimizar a logística?
Ainda precisa de mais motivos para implementar um sistema de gestão nos seus processos logísticos? Então, veja outras vantagens para sua companhia:
- menor ocorrência de erros e redução dos retrabalhos;
- melhora na qualidade dos serviços prestados;
- criação de estratégias mais eficientes.