Para que os processos logísticos funcionem corretamente nos dias atuais, é essencial investir em soluções tecnológicas, como o tracking de carga.
Ele serve para que as empresas e consumidores consigam acompanhar a trajetória dos pedidos com mais eficiência e transparência. Além disso, oferece informações relevantes sobre o processo de entrega.
Com a evolução dos sistemas em SaaS (Software as a Service), foi-se o tempo no qual era preciso entrar em contato com o motorista para descobrir a localização exata de uma carga. Atualmente, é possível rastrear todos os estágios de uma entrega.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo a seguir!
O que significa a palavra tracking?
Oriunda da língua inglesa, o termo tracking significa monitoramento. Entretanto, os profissionais da logística o conhecem como “rastreio”.
O rastreio é uma das diversas inovações tecnológicas disponíveis no mercado. Com ele, empresas de logística são capazes de acompanhar a carga rastreada, aprimorando seus processos e otimizando a rotina dos profissionais.
Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!
O que é tracking na logística?
Antes de explicarmos como funciona o rastreamento de cargas logística, você precisa entender como o tracking se aplica ao setor. Em suma, a palavra consiste no rastreamento de compras e pedidos realizados pela Internet.
Nesse contexto, um cliente consegue acompanhar seu pedido virtualmente, por exemplo, com acesso às informações de separação da mercadoria até a chegada do item ao seu endereço.
Assim, o tracking na logística engloba não só as empresas, como aprimoram o dia a dia dos consumidores, que são beneficiados com segurança e comodidade.
O que é tracking de cargas?
Chamamos de tracking de cargas o processo que envolve o rastreamento do ponto de embarque até o destino final de determinada carga. Essa operação visa melhorar a segurança e a logística do transporte de mercadorias.
Outra vantagem é que a solução automatiza as informações sobre o status da entrega para o destinatário. Assim, reduz as chances de reentregas e devoluções, diminuindo gastos com fretes e SAC.
Como rastrear uma carga?
Fazer o rastreamento de carga em tempo real é uma funcionalidade que já está presente nas principais transportadoras do Brasil.
É por meio desse sistema que os clientes conseguem ter uma noção exata de onde seu pedido se encontra.
Para fazer isso, o consumidor precisa acessar o site da transportadora encarregada de entregar sua encomenda e digitar o código de rastreio fornecido pela empresa, no campo indicado.
Feito isso, ele terá acesso a todas as informações de trajeto da sua encomenda.
No caso das empresas, isso pode ser feito por meio de um sistema de gestão de transporte. Trata-se de um software robusto, que agrupa todos os dados das operações logísticas da organização, além de permitir o monitoramento de carga.