Sua forma de trabalhar determina seu sucesso e já existe um jeito mais rápido de fazer o que você sempre faz para poder vender ainda mais que é a automatizar seus processos logísticos.
Talvez você nunca tenha parado para pensar que os seus processos eram um problema quando se trata de vendas, não é mesmo?
Você aprendeu a fazer as coisas de um jeito e segue fazendo igual há anos. No entanto, o que você faz todos os dias de forma improdutiva pode comprometer seriamente o faturamento e o futuro da empresa. Por isso, sua rotina precisa ser revolucionada. E um dos caminhos é inserir automação logística na sua empresa!
O que é e como funciona a automação logística?
Chamamos de automação logística o processo de adoção de tecnologias, equipamentos, ferramentas, sistemas de gestão, com o intuito de automatizar tarefas, evitando ao máximo a intervenção humana. Assim, há a redução da quantidade de retrabalhos.
Essa operação funciona de inúmeras formas. Vai desde a simplificação de tarefas — eliminação de dupla conferência — até o uso de um sistema para a integração de informações.
Apesar dessa operação exigir um certo investimento em novas tecnologias, os ganhos em produtividade e acuracidade são maiores.
Os softwares que auxiliam nessa atividade são o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes), WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) e ERP (Planejamento de Recursos Empresariais).
Quais os benefícios da automação logística?
Investir em automação logística envolve inúmeros benefícios. Confira cada um deles a seguir!
Otimização de tempo
Consumidores preferem companhias que respondem em tempo hábil e oferecem prazos mais curtos.
Nesse contexto, a automação surge como uma alternativa, já que um bom sistema auxilia na resolução de tarefas que levariam horas para serem concluídas.
Com o tempo, nota-se que os processos empresariais acontecem de forma integrada e rápida, além de modo mais estruturado.
Redução de custos
Esse é um dos maiores benefícios quando se aplica a automação logística. A redução nos custos ocorre de inúmeras formas:
- aumento na produtividade;
- eliminação de retrabalhos;
- redução no tempo de paradas;
- diminuição significativa dos erros operacionais;
- controle facilitado;
- redução de acidentes.
Integração de informações
Com a automação logística, os sistemas atuam de forma integrada, possibilitando que os gestores visualizem a operação de forma complexa, entendendo tudo o que ocorre em cada setor.
Isso contribui para uma troca de informações ágil, o que implica na tomada de decisões eficiente, além de simplificar o acompanhamento de métricas.
Controle de estoque
Outro benefício dos softwares de automação é o controle mais preciso da entrada, saída e possíveis perdas no estoque. Também é possível visualizar mercadorias que apresentaram maior ou menor giro.
Com essas informações, fica mais fácil otimizar o estoque, agilizando o trabalho da equipe que integrará o processo de separação e envio dos produtos ao cliente.
A concorrência com automação logística
Você sabe o que as outras indústrias e as distribuidoras estão fazendo para aumentar suas receitas?
Não adianta nada ter uma capacidade produtiva sensacional, um marketing que gera leads qualificados, um comercial que fecha negócio, se, lá no final, a distribuição do que foi vendido não é atendida e o produto não chega até o seu cliente.
Pode até ser que seus concorrentes não vendam mais, apenas vendam melhor e consigam entregar mais do que você.
Então, agora a bola da vez é investir em eficiência logística!
Como automatizar processos e superar a concorrência?
Ferramentas distintas podem te ajudar na automação dos processos logísticos em sua empresa. Conheça algumas soluções que ajudam na eficiência, produtividade e lucratividade da sua empresa!
Enterprise Resource Planning (ERP)
Um ERP, ou planejamento de recursos empresariais em tradução livre, é um sistema de gestão que ajuda na integração dos processos internos, automatiza operações manuais e armazena informações em um banco de dados.
Com essa solução, o setor financeiro pode monitorar como o dinheiro está sendo gasto, por exemplo, bem como o volume de receita que entra na empresa. A troca de informações com o ERP aumenta a produtividade e reduz erros gerenciais.
Warehouse Management System (WMS)
Um WMS, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém em tradução livre, é a ferramenta ideal para a otimização do espaço do armazém. Ele facilita a gestão do estoque, pois permite o controle de processos como o recebimento, separação de pedidos e outros.
Ele é bastante semelhante ao ERP. A diferença é que esse tem o foco em auxiliar a empresa como um todo, o WMS se concentra em dar suporte à equipe que trabalha com o armazenamento de mercadorias.
Transportation Management System (TMS)
Um TMS, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes em tradução livre, é um sistema super completo de gerenciamento de entregas. Ele pode automatizar processos, conferir agilidade, segurança, mais produtividade em toda a cadeia de suprimentos.
Centraliza as informações e facilita o controle e a tomada de decisões em todas as operações logísticas. Reduz erros, proporciona agilidade e controle, monitora o andamento das entregas e gerencia o custo de cada operação.
Pode ser integrado ao ERP para facilitar o controle de todo o processo logístico da empresa. O TMS é dividido em módulos, que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades do negócio.
Quantas horas por dia você perde entrando em contato com transportadoras?
Mensagens, ligações, e-mails, planilhas. Sempre correndo contra o tempo e desafiando o relógio.
O dia a dia do departamento de logística é um monte de documentos, CT-e, MDF-e CIOT, comprovantes. Telefone tocando sem parar, 2 ou 3 celulares com mensagens, planilhas gigantescas e com dados desatualizados, preenchidas manualmente.
Não se tem a localização da carga, não dá pra confiar na confirmação de entrega, é prazo estourado. É só abacaxi pra descascar!
Trabalho operacional sem resultado visível
É tanta coisa pra orquestrar que, dificilmente, dá pra tornar esse processo mais rápido e melhorar a vazão de cargas.
Quantas vezes o comercial estoura de vender e falta caminhão para carregar?
Mas será que não tem outro jeito?
E se fosse possível transformar as atividades repetitivas e que demandam tempo e desgaste em um processo automático?
E se fosse possível tornar automático o oferecimento de cargas e eliminar a famosa planilha, a contratação, o status da carga e sua localização online?
E se ainda fosse possível integrar com os pedidos de carga, averbação de seguros e gerenciadora de risco em um só lugar?