O Kanban é uma ferramenta visual, colaborativa, ágil. Ela melhora seu fluxo de trabalho e aumenta sua capacidade de atendimento, como já falamos neste artigo abaixo para potencializar suas vendas.
O Kanban é um dos melhores métodos para fazer a gestão de operações que têm muitos processos e etapas. Isso porque a ferramenta é muito útil para centralizar e criar uma cadência entre pessoas, ações e informações.
O Kanban do Fretefy
Essa é uma metodologia bastante simples e que traz grandes resultados, otimizando tempo, custos e retrabalho.
Assim, a única coisa importante é conhecer como este sistema funciona para poder aproveitar ao máximo o seu potencial.
Cargas representadas por cartões
As cargas são a parte mais importante do nosso Kanban, representadas por cartões. Assim, cada carga é um cartãozinho dentro do nosso sistema. É neste elemento que você tem todas as informações de que precisa: nome da carga, peso, origem, destino, pontos de coleta e entrega, valor do frete, todo o histórico de conversas com transportadores, registro de ocorrências se houve, fotos dos canhotos de coleta e entrega e muito mais.
Etapa ou status das suas cargas em colunas
As colunas organizam os cartões de forma vertical, indicando em qual etapa a carga se encontra. Assim, cada coluna é um status: em negociação, em carregamento, em trânsito, entregue etc.
Nossas colunas são totalmente personalizáveis, assim, é possível acrescentar e retirar etapas quando e quantas vezes quiser. Se a sua operação passa por muitos estágios até o carregamento, você pode criar uma coluna para cada um desses estágios. Assim, toda a sua equipe fica interada e atualizada em tempo real.
A personalização é uma grande vantagem, pois o sistema se adequa à sua realidade e não o contrário.
Além disso, a mudança de etapas é automática. Quando uma carga tem um transportador e o já houve negociação do frete, ela muda de coluna, indo para a próxima etapa. Tudo o que a equipe de logística de transporte precisa fazer é checar as etapas e controlar as mudanças.