Kanban Logística talvez você já trabalha e nem sabe. São painéis com cartões que ajudam a determinar o fluxo de entrega das cargas. Mas também podem ser usadas canetinhas ou até um site de Kanban. Muitos gestores usam esse sistema para facilitar a visão das cargas, pois basta uma olhada e você já sabe o que foi entregue ou não.
Entenda como surgiu o kanban e como sua aplicação na logística pode melhorar a qualidade das suas entregas e evitar custos com estocagem e transporte de carga.
Continue a leitura e entenda conceitos como just-in-time, kaizen e mais sobre o kanban no setor logístico!
O que é Kanban?
Kanban é uma palavra japonesa (看板) que significa outdoor ou letreiro em português. É um sistema que foi desenvolvido pela empresa Toyota e cria um fluxo visual com cartões para facilitar o fornecimento de recursos e a criação de produtos de forma sincronizada.
Como funciona o Kanban?
Existem diversas aplicações, mas a mais simples é uma espécie de tabela com três colunas “a fazer”, “em processo”, “feito”. No caso da gestão de cargas isso poderia ser “a ser entregue”, “em trânsito” e “entregue”. Por ser um método flexível, o kanban pode ser ajustado para ter colunas conforme as suas necessidades. No caso de monitoramento de materiais podem ser “nível seguro”, “nível de reposição” e “nível crítico”.
O que é just-in-time?
O objetivo do Kanban é alcançar o just-in-time (“somente a tempo”), que significa fabricar produtos conforme a demanda e evitar estocagem. Assim, os produtos são criados “a tempo” da demanda do cliente. Só quando a demanda solicitar um produto é que ele será fabricado na indústria.
Existem outras aplicações do Kanban além da indústria?
Sim, o Kanban é uma metodologia que foi ajustada por diversos autores para melhorar a produtividade em diversas operações: desde o desenvolvimento de software, pesquisa acadêmica, marketing e até atendimento de clientes. Um dos primeiros autores a expandir o Kanban para além da manufatura foi David J. Anderson, que escreveu em 2004 o livro Kanban: Mudança Evolucionária de Sucesso Para Seu Negócio de Tecnologia.
Qual a História do Kanban?
O método Kanban foi desenvolvido pelo engenheiro Taiichi Ohno, um empregado da Toyota. A metodologia foi a cerne do toyotismo, um sistema de organização que surgiu nos anos 40. Esse sistema prioriza a produção just-in-time, uso da robótica e formação de trabalhadores qualificados. O toyotismo foi o sistema que definiu a 3ª fase da Revolução Industrial, que usa a robótica e computação para automatizar a manufatura de produtos. Alguns teóricos já falam da 4ª fase da revolução industrial com internet das coisas, inteligência artificial e nanotecnologia. Entretanto, essa última fase ainda está em seus primórdios.
O que é o Kanban na logística?
Para entender a aplicação do Kanban para a gestão logística, é necessário dividi-lo em 3 conceitos:
- Kanban de retirada
- Kanban de produção
- Kanban de transporte de carga
Kanban de retirada: ocorre quando um item é usado para a fabricação de um produto
Kanban de produção: ocorre quando o fornecedor produz um item para abastecer a fábrica.
Kanban de produção: ocorre nos processos do transporte de carga desde a escolha do transportador até a entrega final.
Existe software de logística com kanban?
Sim! O Fretefy tem um painel que permite você controlar todas as etapas de gestão do transporte de carga de forma simples e fácil.
Basta olhar para os cartões e você já sabe como anda toda sua logística!
E a atualização é feita automaticamente para você não se preocupar.
Como funciona o Kanban logística de retirada ou de produção?
A retirada acontece assim que um item é usado para fabricação. Assim, o objetivo do Kanban nesse processo é estabelecer um processo sincronizado entre fábrica e fornecedor - ou seja, o fornecedor precisa saber em tempo real quando precisa entregar materiais. Assim, a retirada e produção de materiais é feita de forma orquestrada para evitar estocagem.
O aviso por mais materiais pode ser feito pelo método kanban de disparo, no qual um sinal é dado para o fornecedor assim que um item for usado para fabricação. Esse sinal pode ser analógico (colocar um cartão no local de reposição) ou digital (envio de email ou notificação em plataforma online).
Existe também o modelo lote de reposição constante, no qual após o inventário cair para nível X, um pedido de reposição é feito ao fornecedor. O nível X pode ser um número, uma faixa (100 - 200 parafusos) ou um gatilho acionado automaticamente quando um trabalhador tirar muitos materiais do estoque.
Já o momento de reposição constante é outra opção, na qual a reposição é feita em tempo real de acordo com o consumo da fábrica.
Por exemplo, se a fábrica usar 500 parafusos em um dia, o fornecedor já envia 500 parafusos no dia seguinte.
O que significa o Kanban de gestão transporte de cargas?
Na gestão do transporte de carga, o Kanban Logístico serve para te dá a visão da operação de ponta a ponta. Perguntas como "Quantas e quais cargas foram entregues? Quantas e quais estão em atraso? Quais têm ocorrência? Onde elas estão? As cargas vão atrasar?" são respondidas em poucos segundos. O Kanban logístico substitui planilhas de excel tornando mais seguro, rápido e fácil de achar as informações do status da carga.
O maior benefício do Kanban de cargas está na melhoria nos indicadores de entrega, pois o dashboard dará uma visibilidade e previsibilidade da operação.
Existem regras para o Kanban na logística?
Sim! O criador do Kanban, Taiichi Ohno, determina uma série de regras para o funcionamento do método:
- A fábrica só pode retirar do supermercado quando houver necessidade. Isso significa na quantidade necessária e no exato momento que houver consumo dos produtos
- O fornecedor deve produzir de acordo com as retiradas feitas pela fábrica
- Nenhum item deve ser transportado sem identificação no sistema kanban
- Cada produto deve ter um cartão kanban
- Produtos defeituosos não devem ser colocados no supermercado
- O sistema kanban deve comportar pequenas flutuações de demanda
Além dessas regras, é necessário que o fluxo de materiais seja estável para que o Kanban seja efetivo. Variações altas acabam forçando a indústria a ter um estoque grande para conter eventuais picos (o que acaba com o objetivo just-in-time).
Quais são as etapas do Kanban no transporte de cargas?
De modo geral, as etapas dependem de cada operação logística. Abaixo citaremos 6 etapas essenciais para um kanban eficiente funcionar dentro da operação de transporte de cargas.
Etapa 1 - Em Aberto
Será a coluna onde estarão todas as cargas/pedidos que estarão aguardando definição de qual tranasportadora/motorista irá carregar essa carga.
Etapa 2 - Em contratação
Essa etapa é onde ocorre as cotações de fretes, leilão e programação de carga
Etapa 3 - Aguardando carregamento
Após a contratação do transportador, nessa etapa você visualiza todos as cargas que estão aguardando para serem coletadas
Etapa 4 - Em andamento (in transit)
Aqui você acompanha todas as cargas que já foram coletadas e estão a caminho da entrega.
Etapa 5 - Ocorrências
Nessa etapa é importante monitorar todas as ocorrências do percusso
Etapa 6 - Entregue
A última etapa é onde você confirma a entrega do pedido.