A logística no agronegócio é, atualmente, um grande diferencial competitivo para o setor. A sua gestão de forma estratégica tem ajudado gestores e empresários a liderar a melhoria contínua da cadeia produtiva para que as empresas ocupem um lugar de destaque à frente da concorrência.
As empresas precisaram desenvolver uma visão global dos processos logísticos, com o objetivo de aumentar a produtividade, integrar ações e reduzir custos.
A logística no agronegócio
A logística no agronegócio conta com diversas etapas, que vão desde o planejamento, armazenamento, gestão de armazenamento, gestão de transporte de carga e muito mais!
Cada uma delas atua como um elo indispensável em uma cadeia estruturada para dar o suporte necessário em toda a cadeia produtiva, permitindo que produtos e serviços sejam levados das gôndolas para as mãos dos consumidores.
Além da conexão, os processos logísticos são integrados a todas as áreas de negócios, ajudando a otimizar os resultados, independentemente do porte da organização ou do segmento de negócios.
Até mesmo no transporte de cargas, existem vários tipos de especificidades para cada carga, cujas características essenciais determinam o modo como devem ser produzidas, armazenadas ou transportadas.
A logística no agronegócio, no entanto, só se tornou um diferencial competitivo para as empresas quando passou a enxergar de forma estratégica e integrada todas essas áreas e seus fatores.
A estratégia logística no agronegócio
É preciso estar atento às necessidades das empresas, bem como aos desafios e oportunidades do setor agrícola. Apenas dessa forma, você poderá se destacar com a sua logística no agronegócio. Vamos começar analisando cada um dos tópicos.
A logística é a responsável por garantir que vegetais, frutas, carnes e muitos outros produtos importantes cheguem à mesa das pessoas de forma ágil e preservando todas as suas propriedades.
As rotinas logísticas precisam estar alinhadas para que as empresas possam alcançar os melhores resultados possíveis com maior economia de recursos, tangíveis ou intangíveis.
Portanto, para implementar a logística agrícola em uma perspectiva estratégica, é essencial integrar três processos fundamentais: apoio à produção e distribuição agrícola, além da logística da cadeia de suprimentos.
Quando esses processos estão coordenados, é possível otimizar a gestão logística no agronegócio. Assim, a cadeia produtiva pode alcançar altos níveis de qualidade em todos os produtos, garantindo melhores resultados para a empresa no curto, médio e longo prazo.
Para entender melhor como coordenar esses processos, discutiremos sobre cada um deles com mais detalhes. Continue lendo para saber como eles podem melhorar seu negócio.
Logística no agronegócio da cadeia de suprimentos
Um dos maiores desafios do agronegócio é fazer a gestão adequada da produção para melhorar a eficiência e economizar recursos.
Contudo, o principal objetivo da logística da cadeia de suprimentos é reduzir os custos de produção e de mercado, considerando os prazos desde a mercadoria a ser transportada até a manutenção da alta produtividade da empresa agrícola.
Esse processo está totalmente embasado no PDCA: planejamento, execução, controle de armazenamento e movimentação de insumos dos fornecedores aos clientes, sempre buscando as condições ideais para que a empresa atenda às necessidades do mercado, em um ciclo contínuo.
Logística de apoio à produção
Levando em consideração as necessidades do mercado atual, o controle de estoque e a rotação de produtos são processos essenciais que permitem às empresas aproveitar todas as oportunidades de negócios sem sofrer perdas por itens excessivos ou insuficientes.
Por isso, a logística no agronegócio é voltada tem como objetivo alinhar as operações de armazenamento para garantir a disponibilidade ideal do produto em qualquer época do ano.
Para atingir esse objetivo, é fundamental que as empresas que desejam os melhores resultados invistam em softwares de gestão e outras ferramentas técnicas desenvolvidas especificamente para o setor de logística no agronegócio.