Milk Run (em português Corrida do Leite) é o nome de um sistema comumente usado em transportadoras. Para saber como o método contribui com sua empresa, conheça o que é milk run e como usá-lo.
O que é o sistema Milk Run?
O nome Milk Run vem de um processo em que o transportador precisava passar em duas ou mais fazendas para retirar o leite, sempre tomando cuidado para não cruzar caminhos pela rota. Depois que o leite foi retirado, ele devia ser entregue a uma empresa de laticínio.
O Milk Run (MR) é um sistema logístico de coletas de materiais em que o mesmo veículo faz todas as paradas e a entrega é realizada em uma data e horário pré-estabelecidos.
Ao longo dos anos, o sistema tem sido cada vez mais usado pelas empresas, em especial as transportadoras. Isso porque o Milk Run permite um maior controle sobre todo o processo de entrega.
Como funciona o sistema Milk Run?
O sistema Milk Run conta com um único meio de transporte para realizar a coleta de determinada carga em cada um dos pontos, sempre respeitando o trajeto e os horários estabelecidos e planejados com a roteirização da frota. Com a coleta concluída, o condutor realiza a entrega em seu destino final. O MR funciona de forma diferente do sistema tradicional de logística, em que o fornecedor é quem entrega a carga ao cliente.
Objetivos do sistema Milk Run
A aplicabilidade do milk run existe para alguns fins específicos dentro das empresas de transporte de cargas. Entre os principais, destacam-se:
- Reduzir custos;
- Ter maior controle sobre as cargas em trânsito;
- Reduzir os níveis de estoque;
- Uniformizar o volume de recebimento de mercadorias;
- Agilizar o carregamento e descarregamento de cargas.