Quando o assunto é entrega de produtos e mercadorias, o processo de logística e agrupamento desses itens é muito importante. E para quem trabalha nesse setor, é mais ainda. Ter estratégia de cargas que aumentem a produtividade e a eficiência das entregas, por exemplo, é fundamental. E é aí que entra o processo de consolidação.
Mas o que é remessa consolidada? E mais do que isso, você sabe quais são as vantagens de optar por esse formato? Se você atua nesse campo logística, é mais do que fundamental entender mais sobre o que é remessa consolidada, além de outros conceitos como consolidação de movimentação, carga fracionada e frete fracionado.
Para saber mais sobre, continue acompanhando nosso conteúdo!
O que é uma remessa consolidada?
Afinal, o que significa remessa consolidada? A remessa consolidada nada mais é do que um grupo de mercadorias que são reunidas para serem entregues em um mesmo local. É como se eles funcionassem como um mesmo objeto, de forma agrupada. A partir desse conjunto, a documentação da carga é apenas uma, porém, ela será responsável por especificar todos os itens presentes nela.
Uma forma de comparar esse processo com um exemplo prático é quando fazemos uma mudança. Por exemplo, a remessa seria como se todas as pessoas que vão se mudar para um mesmo bairro se reunissem. Como vão para o mesmo local, precisam dividir o caminhão de mudança. Cada pessoa, então, vai levar seus móveis. No fim, todos eles vão dividir o preço do frete.
Saiba mais sobre os softwares de logística da Fretefy!
O que significa consolidado na transportadora?
E o que que quer dizer pedido consolidado na transportadora? A remessa consolidada nada mais é do que o pedido que faz parte desse conjunto de produtos que vão ser enviados de forma conjunta.
Dessa forma, o serviço de envio consolidado é uma forma de consolidar o frete fornecido pelo principal agente de carga. Essa remessa também pode levar o nome de less than truck (LTL).Tudo o que é consolidado pode ser entendido como algo que foi unido formando algo novo e mais completo. Para isso, grandes quantidades de mercadorias vão ser transferidas em volumes menores e, depois disso, transportadas após a montagem.
Para que a consolidação seja feita, é preciso analisar informações como trajeto, capacidade, transporte, condições, prazos, custos e ainda, embalagens.
Quais são os tipos de consolidação?
Além de saber o que é remessa consolida, é importante entender as formas que a consolidação acontece dentro do fluxo logístico. As maiores referências de processos logísticos são as da China.
A consolidação de movimentação de cargas pode ser feita de diferentes formas. Entre elas, podemos citar:
- Consolidação de transportadoras;
- Consolidação de ordens;
- Consolidação de frete aéreo.
O que é transporte de carga fracionada?
Outro conceito importante quando se fala de logística é a carga fracionada. O transporte de carga fracionada é um modelo de serviço em que o embarcador vai precisar pagar apenas o espaço no meio de transporte que sua remessa faz uso.
O transporte fracionado junto com outros produtos faz com que ela seja um sistema de envios em pequenas quantidades e permita organizar rotas economicamente. Além disso, são formadas cargas específicas para determinado tipo de produto e, claro, é possível fazer entregas de várias empresas em um mesmo transporte.
Esse tipo de formato de transporte é ideal para empresas que enviam produtos para várias regiões do Brasil.