Para você profissional logístico que achou que não era possível mensurar o nível de satisfação do seu cliente com relação ao serviço de entrega, temos uma ótima notícia! Sim é possível!! Com essa novidade da Fretefy você vai ver como isso é perfeitamente possível.
No artigo a seguir abordaremos os principais conceitos que envolvem uma pesquisa de satisfação, como pode ser avaliado de forma prática o nível de satisfação do seu cliente com relação ao serviço prestado, qual a real necessidade deste, tipo de pesquisa, porque ela é tão importante quando falamos de gestão logística.
O que é Pesquisa de satisfação na Logística?
Uma pesquisa feita pelo Capterra e divulgada pelo site Pequenas Empresas & Grandes Negócios, relevou que: "o que mais desagrada o cliente em termos de logística, são as altas taxas de frete, seguido pelo atraso das entregas".
Com o passar dos anos, podemos observar o quanto as empresas aumentaram sua preocupação com o real sentimento de seus clientes quando se trata de serviço prestado e digamos que uma nova era começou, principalmente no pós pandemia, onde o feedback e a experiência do cliente são pontos cruciais para adaptação de processos e operações.
A pesquisa de satisfação na logística visa mensurar o quanto os envolvidos ficaram satisfeitos com o serviço recebido, ou seja, desde da compra do pedido até a entrega efetiva para o cliente e a pesquisa de satisfação mensura o grau de satisfação do cliente com relação a todo o processo.
Por isso a pesquisa de satisfação é fundamental quando se trata de diagnosticar falhas, erros, pontos de melhoria, adaptação ao processo e outras coisas que demorariam um tempo maior para serem percebidas ou descobertas.
O que é Pesquisa CSAT e Média?
Customer Satisfaction Score traduzindo Pontuação de Satisfação do Cliente, podemos dizer que a pesquisa CSAT é realizada de maneira rápida, logo após a prestação do serviço ou entrega de determinado produto, o que dá acesso a respostas quase que imediatas.
Neste tipo de pesquisa CSAT a metodologia mais comum é as respostas baseadas em uma escala de 0 a 5, onde 0 seria nada satisfeito e 5 muito satisfeito.
A pesquisa CSAT é o tipo de pesquisa que pode ser disponibilizada pelo sistema Fretefy, para todos que possuem o módulo Tracking, Formulário e também o módulo de Automação a pesquisa de satisfação vai agregar de forma rápida a excelência do processo de entrega.
Já na pesquisa por média, também realizada pelo sistema Fretefy, soma-se todas as notas e divide pela quantidade de respostas.
Os benefícios da pesquisa de satisfação na logística?
Que a experiência do cliente é um dos pontos mais importantes no processo de compra ou de contratação de um serviço, não é novidade para ninguém, porém a novidade é que podemos medir o nível de satisfação do cliente com relação ao serviço de entrega.
Pensando nisso, quais os benefícios que podemos identificar com a pesquisa de satisfação na logística? Veja a seguir alguns que consideramos de vital importância no dia a dia da operação e para uma boa relação cliente/empresa;
- Melhor qualidade de serviço: com o recebimento do feedback dos clientes, é possível identificar pontos de melhoria e fazer ajustes para atender melhor às necessidades do processo;
- Fidelidade com o cliente: quando demonstramos interesse em saber a opinião do cliente para melhorar o serviço, cria-se uma relação de confiança e lealdade;
- Competitividade de mercado: as empresas que se preocupam com o serviço prestado estão na frente quando se trata de competitividade, aumentar a base de clientes e ter diferencial.
- Redução de custos: a identificação de falhas de forma rápida torna a capacidade de resolução de problemas muito mais ágil, reduzindo custos logísticos e evitando futuros gargalos.
- Aumento de receita: clientes satisfeitos e “ouvidos” são suscetíveis a adquirir o produto ou serviço outras vezes.
- Branding e credibilidade: clientes que contentes com o serviço ou produto contribuem para a visibilidade da empresa e passam credibilidade falando para outras pessoas e propagando a marca ao mesmo tempo