A gestão de frete é essencial para empresas de setores distintos do mercado. Isso envolve acompanhar cada etapa dos processos logísticos para garantir a eficiência do negócio como um todo.
Dessa forma, é preciso compreender claramente os valores a pagar ou receber pelo transporte, afim de evitar erros que possam prejudicar a lucratividade do empreendimento.Uma forma eficiente de fazer isso é usando ferramentas para automatizar essa atividade. Mas, antes de falarmos sobre esse ponto, você deve entender melhor todas as questões que envolvem a cobrança de fretes. Confira a seguir!
Qual a origem dos valores do frete?
Os preços são definidos pelas próprias companhias de transporte. Essas taxas são estabelecidas conforme elementos distintos, que seguem as necessidades das empresas.
Alguns fatores pesam mais que outros na definição do valor do frete. Porém, todos são fundamentais na hora de fixar a quantia a ser cobrada. Entre eles, podemos ressaltar o peso e volume da carga, o valor da nota fiscal, a distância para entrega e outros que você aprenderá com mais detalhes nos tópicos seguintes.
Confira as melhores soluções em tracking de monitoramento de carga!
Qual a importância de gerir os custos de frete?
A cobrança de frete é um fator estratégico em qualquer negócio. Afinal, uma negociação eficiente pode gerar impactos positivos na rentabilidade dos produtos e nos custos operacionais.
Para isso, é importante analisar o perfil de cada empreendimento, procurar por parcerias benéficas que proporcionem ganhos e evitar erros que possam gerar penalidades contratuais, avarias, danos a mercadorias e atrasos nas entregas.
Quais são os tipos de frete?
Os principais tipos de frete são classificados em três categorias diferentes:
Responsabilidade pelo Frete:
CIF: Responsabilidade pelo pagamento do frete e pela gestão de riscos é do remetente da carga. O pagamento é feito na origem do transporte e o cliente só realiza a compra.
FOB: Responsabilidade pelo pagamento do frete é do cliente, que paga assim que recebe a mercadoria.
Tipo de Contratação:
Normal: A transportadora é contratada para fazer o transporte e coleta da carga no ponto de origem, além de enviá-la até o destino final. Opção comumente usada em relações comerciais.
Subcontratação: A transportadora contratada decide que outra empresa realizará o transporte da carga. Opção usada para aumentar a abrangência dos locais atendidos, oferecer melhores prazos e gerar mais eficiência.
Redespacho: Duas transportadoras realizam o serviço, na qual a empresa contratada pelo cliente efetua uma parte do percurso e sua parceira finaliza o restante do trajeto.
Característicada Carga:
Lotação: Consiste em uma carga fechada, de grande volume, que ocupa o espaço total disponível do veículo. Esse tipo de carga é enviado diretamente para o destinatário.
Fracionada: Composta por inúmeros pedidos menores, atendendo clientes diversos. Nesse modelo, mais de um ponto é atendido ao longo do transporte.
Que fatores incidem no valor do frete?
Conforme citamos mais acima, existem diversos fatores que incidem sobre o valor do frete. Confira os principais a seguir!
Peso e volume
O preço de uma mercadoria que ocupa mais espaço no veículo e é mais pesada é sempre alto,independentemente do trajeto a ser percorrido. Isso acontece pelo fato de a carga gerar mais desgaste no caminhão, além de exigir mais tempo de carregamento.