Na logística, todo mundo parece competir com o tempo. Alguns dizem que o tempo é uma ilusão, mas na logística ela é uma realidade perturbadora.
Existem 5 soluções que você pode adotar para reduzir o tempo perdido na entrega de cargas. São métodos testados e aprovados por empresas ao redor do mundo para garantir agilidade.
Continue lendo para descobrir como:
- Um lead time curto pode otimizar tempo
- Como funciona o método just-in-time para sincronizar fabricação com demanda dos clientes
- E mais 3 soluções!
#1 Tornar o lead time mais curto
Lead Time é a quantidade de tempo entre A) realização do pedido e B) recebimento do pedido.
Lead time comprido basicamente significa que demora muitos dias para seus produtos chegarem até os clientes. Em países como o Iraque o lead time é de 116 dias, enquanto na Dinamarca é de apenas 5 dias!
Um lead time comprido é um problema no setor logístico. Empresas que demoram para entregar cargas são menos competitivas e perdem clientes que precisam de produtos com agilidade.
Em alguns setores industriais, o lead time comprido é uma inevitabilidade. Mas na maioria, há como encurtar seja trocando de modal (aéreo, rodoviário, fluvial, dutoviário) ou procurando novos fornecedores. Existe também a possibilidade de criar estoques intermediários com produtos de reserva em centros de distribuição. Isso agilizará a entrega apesar do tempo de fabricação comprido.
#2 Adotar o just-in-time na sua logística
Just-in-time é um método para entregar cargas sem etapa de estocagem.
Significa produzir mercadorias sob demanda para que a fabricação e usufruto dos produtos pelos clientes estejam sincronizados. Resumindo, os produtos são criados conforme a demanda dos clientes.
Esse método pode reduzir drasticamente o tempo perdido com operações logísticas de fornecimento e estocagem na sua empresa. Foi desenvolvido pela Toyota nos anos 40 e desde então se tornou um paradigma no setor logístico para economizar tempo e evitar desperdício de matérias-prima.
Saiba tudo sobre just-in-time lendo Entenda tudo sobre Kanban para a logística
#3 Implementar o cross docking
O cross docking é um método que transfere cargas de caminhões inbound diretamente para outbound.
Não há armazenamento entre a chegada do caminhão na fábrica e a saída do caminhão de entrega ao cliente final.
Parece semelhante ao just-in-time? Na verdade ambos são bem diferentes:
- Just-in-time: a fabricação de produtos é feito sob a demanda de clientes
- Cross docking: o transporte de produtos é feito sem armazenamento
Logo, enquanto o just-in-time foca na fabricação, o cross docking foca no transporte.
Para que o cross docking ocorra é necessário um terminal, na qual caminhões inbound deixam cargas para caminhões outbound coletarem.
O caminhão outbound precisa estar disponível no momento da chegada do inbound para que o processo reduza o tempo de entrega.