A otimização logística deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade entre operadores da cadeia logística. Essa mudança ficou acentuada após o período inédito de pandemia, que mudou hábitos de consumo e consolidou os canais digitais como uma fonte de receita relevante.
Hoje, as transformações nas tantas etapas logísticas geram economia de custos sem abrir mão da qualidade da entrega. Ou seja, por mais que a empresa diminua os custos do frete e o tempo necessário até a conclusão da viagem, não há gastos extras à despachante.
Isso só é possível por conta das novas tecnologias, mais especificamente a logística 4.0. Em comum, todas as novas soluções surgem através das possibilidades até então inéditas das soluções digitais aplicadas à cadeia logística, como funções automatizadas e sistemas que acompanham a complexidade dos atuais processos.
Para explicar melhor e mostrar como a otimização logística é uma necessidade, nós da Fretefy preparamos este artigo e reunimos as informações mais úteis sobre este tema!
O que é otimização logística?
A otimização logística diz respeito aos métodos que tornam etapas logísticas mais eficientes, gerando economia de recursos ou reduzindo prazos de conclusão de etapas.
Hoje, há diferentes métodos e técnicas que otimizam as etapas até a conclusão do frete. No entanto, essas técnicas servem como diretrizes para a gestão da cadeia logística do seu negócio. Na prática, são formas de gerir as etapas, mas não concretiza processos e nem necessariamente geram ganhos em termos mais amplos.
Neste sentido, a tecnologia surge como uma importante aliada. Além de acompanhar a Revolução Industrial 4.0, onde os processos de diferentes indústrias consideram os últimos avanços digitais, ela otimiza etapas já consolidadas.
Anos antes, otimizar a logística da empresa seria investir no tamanho da frota de caminhões e na área atendida pelo negócio. Entretanto, as empresas que buscam a otimização logística nos dias atuais devem voltar a atenção à automação e aos sistemas de gestão logística mais verticalizados.
Porém, investir em otimização não é tão simples. Isso porque a demanda do mercado, especialmente ao fim da pandemia, tornou-se crescente. Sendo assim, a busca pela maior eficiência aos clientes e empresas não deve representar custos extras aos destinatários.
Isso faz com que as empresas logísticas passem a olhar internamente caso queiram otimizar etapas logísticas. Assim, o planejamento é a palavra chave, assim como a gestão focada na redução de erros.
O impacto da tecnologia na otimização logística
Nos dias atuais, a otimização logística virou uma disputa em diferentes mercados. Tudo isso para alcançar o menor tempo de entrega possível ao destinatário.
Nessa corrida, não há alternativa senão recorrer à tecnologia em todas as etapas. Da separação do pacote ao rastreamento em tempo real, todo tempo é precioso e impacta na agilidade das tantas etapas logísticas.
A coleta não é um alvo frequente das tecnologias. Embora possa ser otimizada, esta primeira etapa parte de soluções relacionadas às estratégias de coleta.
Por outro lado, a etapa de armazenagem e distribuição é alvo das principais tecnologias. Nesses espaços, muitos galpões contam com processos automatizados e etiquetas que monitoram pacotes com precisão.
Na prática, a esteira conta com um sistema de inteligência artificial para separar pacotes por tamanhos e destinos, além de leitor óptico para salvar dados e atualizar status do pacote, enquanto embalagens podem utilizar o rastreamento inteligente para apresentar informações de choque, temperatura e localização.
Por fim, as últimas etapas até a entrega final são alvos de tecnologias relacionadas à gestão da frota. Antes, o acompanhamento se resumia a planilhas e ligações, mas hoje todas as informações ficam centralizadas em um sistema próprio e intuitivo para controlar toda a frota em poucos cliques.
De acordo com um levantamento feito pela Fundação Dom Cabral que ouviu 275 empresas logísticas, mais da metade das empresas acreditam que a tecnologia é a solução para reduzir custos e otimizar a logística.
Ainda segundo o estudo, para alcançar melhores resultados, as saídas estão no rastreamento de cargas, no processamento de pedidos, na automação dos canais de distribuição e na melhora do planejamento da demanda.