O mercado de logística está cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o agendamento de entrega e coleta é um dos serviços essenciais para aumentar a qualidade e valorizar os clientes.
Aliás, essa é uma consequência natural das novas tendências disponíveis no comércio, especialmente nas lojas virtuais, ao oferecer uma experiência integrada com o carrinho de compras. Assim, logo após finalizarem a compra, os clientes já podem escolher qual o melhor dia e horário para receberem a carga.
Enquanto isso, o agendamento de coletas previne atrasos, motoristas ociosos e pagamentos de multas nas docas.
Quer entender mais sobre agendamento de entrega e coleta? Então, continue lendo e saiba mais!
O que é agendamento de entrega e coleta?
O agendamento de entrega e coleta oferece maior segurança para o cliente, que pode escolher o melhor dia e horário para receber sua mercadoria ou ter sua carga coletada.
Para operadores, o agendamento permite maior previsibilidade e possível melhor gestão de docas.
Como funciona o agendamento de entrega
No agendamento de entrega, o cliente pode escolher o melhor dia e horário para recebimento da mercadoria. Assim, o cliente tem maior segurança e a transportadora maior previsibilidade.
Nesse sentido, é possível realizar todo um planejamento, roteirização e alinhamento de toda a demanda logística. Com isso, torna-se mais eficiente a organização da produção, estoque e roteirização da frota.
O que é o agendamento de coleta
O agendamento de coleta é o fim dos “caminhoneiros surpresas” nas docas de carga e descarga. Afinal, sua empresa ou o cliente saberá exatamente o dia e horário que a mercadoria será coletada para transporte.
Nesse sentido, o agendamento de entrega e coleta é uma grande vantagem especialmente para as transportadoras. Isso porque reduz o tempo de espera dos motoristas nos pátios, garantindo maior eficiência da frota.
Quais os principais benefícios do agendamento de entrega e coleta?
1. Determinante competitivo
Em muitos casos, oferecer o agendamento de entrega e coleta pode fazer sua empresa ganhar o contrato de transporte. Afinal, o processo oferece muitas vantagens para o embarcador, que possui previsibilidade e maior segurança.
2. Otimiza a roteirização
Com a previsibilidade das entregas, torna-se mais fácil a roteirização da frota. Apesar de estabelecer algumas restrições, elas acabam ajudando a desenvolver o melhor plano de roteiro em menos tempo.
Além disso, o agendamento de entrega e coleta permite que softwares de gestão de logísticas ofereçam roteiros ainda mais eficientes. Assim, a frota é utilizada de forma eficiente e as entregas e coletas são realizadas dentro do prazo.
3. Reduz o número de retorno de mercadoria
Outro grande benefício do agendamento da entrega e coleta é a redução no número de entregas que retornam ou viagens perdidas.
Afinal, como o cliente que escolhe o melhor horário para receber o motorista, há menos chance de não encontrá-lo na residência. Para embarcadores, isso previne os famosos “motoristas surpresa” nas docas.
4. Facilita o monitoramento da entrega
O agendamento de entrega e coleta possibilita uma grande melhoria no controle de entradas e saídas. Ao passo que se tem a informação exata do dia e horário, fica mais fácil organizar e monitorar as cargas.
Aliás, o próprio nome do processo (agendamento de entrega e coleta) já traz inerentemente a noção de agenda — ou seja, uma maneira eficiente de controlar todos os compromissos.
5. Promove a divisão de responsabilidades
No agendamento de entrega e coleta, é praticamente natural a divisão de responsabilidades. Aliás, essa divisão ocorre tanto internamente quanto entre a transportadora e o cliente.
Internamente, há um maior controle sobre os processos. Assim, é possível definir responsáveis claros para cada etapa.
Enquanto isso, a responsabilidade também é dividida entre o cliente e a empresa. Ambas se comprometem com o horário combinado. Assim, caso o cliente não esteja no endereço indicado, precisará refazer o agendamento de entrega e coleta.
Dessa maneira, fazemos com que o cliente assuma um compromisso. Nesse sentido, reduzimos as chances de viagens perdidas e custos.
6. Otimização do uso dos recursos
Enfim, como pode-se observar, os recursos de transporte são bem aproveitados no agendamento de entrega e coleta. Isso porque há maior previsibilidade, segurança e controle.
Dessa maneira, utilizamos de forma mais inteligente nossa frota, otimizando nossos roteiros e reduzindo o número de viagens perdidas ou entregas retornadas.