Brasil, um país continental e rodoviário, você já sabe que o Brasil é um país extenso e com uma das maiores malhas rodoviárias do mundo? Sim, e com isso podemos identificar também enormes gargalos logísticos presentes por toda essa extensão, onde são 1.7 milhão km em rodovias e a quarta maior malha rodoviária do mundo.
No ranking das rodovias o Brasil fica atrás somente de:
1) Estados Unidos: 6,5 milhões km
2) China: 4,2 milhões km
3) Índia: 4,1 milhões km
4) Brasil: 1,7 milhão km
E o Brasil também fica na frente de outros países mais industrializados:
5) Rússia: 1,28 milhão km
6) Japão: 1,21 milhão km
7) Canadá: 1,04 milhão km
8) França: 1,02 milhão km
9) Austrália: 823 mil km
10) Espanha: 683 mil km
Mas como é a infraestrutura da malha rodoviária brasileira?
Apenas 12,4% da malha rodoviária brasileira é pavimentada, ou seja, a infraestrutura varia drasticamente entre as regiões do país. Vejamos agora alguns dos principais problemas da malha rodoviária do Brasil:
3 problemas da falta de infraestrutura rodoviária
#1 Avarias mais frequentes
A infraestrutura precarizada das estradas brasileiras aumenta o risco de avarias às cargas.
Medir a quantidade de avarias é um dos principais indicadores de desempenho da logística, pois cargas que sofrem avarias geralmente requerem conserto – ou pior, não podem mais ser comercializadas.
#2 Manutenção intensiva
Outro problema causado pela infraestrutura defasada é a manutenção recorrente na frota de caminhões. Especialmente em estradas de terra, a falta de uma superfície lisa e com aderência adequada desgasta os pneus e a suspensão rapidamente. Isso significa uma reposição mais frequente que o ideal e assim, maiores custos logísticos para o transportador.
#3 Emissão de poluentes
Veículos desperdiçam 5% a mais de diesel que o normal em vias com infraestrutura inadequada. Logo, a emissão de gases poluentes contribuindo para o efeito estufa também é maior. Em 2018, esse 5% de desperdício causou a emissão de CO2 um total de 876 milhões de litros de diesel. Para limpar a poluição do diesel desperdiçado só em 2018, seria necessário plantar 14,2 milhões de árvores, isso demora cerca de 20 anos.
Como medir o meu índice de avarias?
1) Calcule o valor médio de cada unidade da carga. Vamos imaginar por exemplo um frete na qual cada caixa vale R$ 100.
2) Agora, multiplique esse valor pelo número de cargas danificadas. Imagine que foram 5.
3) R$ 100 x 5 = R$ 500 de prejuízo com avarias.
4) É possível medir por veículo ou por mês para esse indicador. No caso da medição por mês basta multiplicar o valor (R$ 100) com o total de cargas danificadas no período de um mês.
5) Imagine que foram 50 caixas danificadas em abril. R$ 100 x 50 = R$ 5000 de prejuízo
O que os profissionais logísticos pensam?
Qual é o maior gargalo logístico do Brasil? A dependência no modal rodoviário para escoamento de produção, reflexo da nossa matriz histórica de distribuição e da falta de investimento em infraestrutura na velocidade em que necessitamos. As despesas com transporte transitam entre as maiores despesas das empresas e interferem diretamente na competitividade dos nossos produtos.
Qual seria a solução? Temos o Programa Nacional de Logística e Transportes (PNLT – Governo Federal) desde 2006 para estruturar um planejamento estratégico, dar suporte e firmar compromisso dos Estados com a solução desse gargalo através de investimentos em infraestrutura. Isso busca reduzir os custos do transporte rodoviário, aumentando a participação dos modais ferroviário e aquaviário que são mais baratos na nossa matriz de transportes, com um prazo até 2023.
Sabemos o problema, temos a proposta de solução, mas, falando como país, ainda nos falta a velocidade nas ações. Enquanto isso, nosso desafio como gestor de logística é estruturar e implementar estratégias de distribuição visando garantir o nível de serviço para nossos clientes mantendo uma despesa “saudável” para a empresa no final do mês.
Anderson Augusto - Gerente de logística do Grupo Foxlux
Indústria de materiais elétricos e ferramentas manuais – Pinhais (Paraná)