Logística inbound e outbound: você sabe a diferença entre eles?
A logística inbound e outbound faz parte de toda boa gestão e cabe aos profissionais entenderem e, acima de tudo, acompanharem as KPIs que auxiliam na hora de medir o desempenho dos tantos processos que formam a cadeia logística.
Na perspectiva do gestor, a empresa logística precisa lidar com processos logísticos internos e externos. Internamente, a competência diz respeito à eficiência dos procedimentos necessários até o envio do frete, enquanto as tarefas externas auxiliam a busca por resultados, seja aumentando o nível de satisfação ou planejando rotas com eficiência.
Contudo, o inbound e outbound no ambiente logístico não é semelhante às demais áreas. Isso porque a diferença entre processos fica mais tênue. Justamente isso causa confusão na cabeça dos gestores e provoca muitas dúvidas na hora de fazer uma boa gestão logística.
Sendo assim, hoje nós da Fretefy preparamos este artigo sobre a logística inbound e outbound, e explicamos tudo o que você precisa saber!
O que é logística inbound?
A logística inbound considera todos os processos logísticos que acontecem internamente. Assim, todas as tarefas que envolvem o manejo de produtos onde o destino é a empresa ou a realocação interna diz respeito à logística inbound.
As competências não se limitam às operações físicas, como o manejo e recebimento de pacotes, mas também aos trâmites comerciais do negócio. Deste modo, a aquisição do maquinário adequado, as ofertas de canais de atendimento, a retenção de informações e acompanhamento, e outros exemplos que impactam no desempenho do próprio negócio.
Em comparação à logística outbound, vale destacar que a inbound possui uma amplitude maior, especialmente entre galpões e armazéns. Aqui, do primeiro contato com os clientes até a retirada pelo responsável do frete, todos os processos ficam atrelados à logística inbound.
Essa característica também reforça a importância de um olhar atento às demandas internas, isto é, observar processos e buscar formas de aumentar a agilidade, a redução de custos logísticos e, claro, a eficiência.
Exemplos de logística inbound
A logística inbound tem processos claros desde que você entenda o seu conceito.
Entre os principais exemplos do inbound estão:
- Parceria com clientes e terceirizadas: os trâmites mais burocráticos, como a prospecção de clientes e as parcerias estratégicas, dizem respeito a logística inbound;
- Processamento de informações: o recebimento e o prazo de entrega são tarefas que cabem ao gestor inbound;
- Adequação de maquinário e infraestrutura: a garantia dos insumos e de toda a infraestrutura é uma demanda interna, portanto, inbound;
- Estocagem de mercadoria: o controle e gestão do estoque estão entre os exemplos mais comuns da logística inbound;
- Embalagem e envio: a embalagem e etiquetagem do produto é o último processo antes do envio e por isso cabe ao gestor inbound.
O que é logística outbound?
A logística outbound é uma gestão que considera a circulação dos produtos até os destinatários.
Em comparação ao inbound, a logística outbound inicia na sequência do último processo do inbound e foca nos processos responsáveis pelo recebimento do pacote por parte do cliente.
Assim, a logística inbound e outbound, embora lidem com processos diferentes, são práticas complementares que estão estritamente ligadas.
Vale destacar ainda que ambas têm os seus valores. Enquanto a inbound garante processos internos funcionais, a logística outbound está ligada diretamente com a satisfação do destinatário. Por ter um contato direto com o cliente, os últimos processos da cadeia logística geram impactos positivos ou negativos.
Por exemplo, o planejamento de rotas é uma tarefa da logística outbound. Ao ter um itinerário pouco eficiente, as entregas correm riscos de não serem entregues a tempo, afetando diretamente a expectativa do cliente em receber o pacote.
Em relação às metas, a logística outbound foca em melhorias nos processos de separação à conclusão do frete, buscando agilidade, economia e eficiência.
Exemplos de logística outbound
A logística outbound envolve o curto período de saída da empresa rumo ao destinatário final. Embora seja breve, há muitas tarefas que aumentam a eficiência e geram a economia de recursos por parte da logística.
Entre as tarefas mais comuns da logística outbound estão:
- Distribuição e movimentação dos pacotes: todo envio fora do estoque envolve a logística outbound;
- Transferência entre centros de distribuição e terceirizadas: a parceria logística é comum, assim como o envio para diferentes centros de distribuições. Em comum, esses processos são procedimentos que competem ao outbound;
- Planejamento e monitoramento de ativos: os pacotes em trânsito requerem planejamento e monitoramento, e essas tarefas dizem respeito à logística outbound.